
Layout da loja: como melhorar a experiência no PDV.
A experiência de compra está relacionada a muitas variáveis do visual merchandising como vitrines, expositores e equipamentos, materiais de PDV, iluminação, cores, layout… lembrando que deve-se também analisar o mercado em que seu negócio está inserido, saiba que, nesse processo, o layout do seu negócio é um dos principais influenciadores, sendo ele, o responsável pelo principal contato do cliente com a marca e produto. Um layout bem elaborado, voltado a proporcionar uma boa experiência ao cliente, facilita sua decisão de compra.
De acordo com a Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços (ABIESV), 56% dos lojistas entrevistados acham que o fator mais importante em um estabelecimento comercial é a boa disposição de produtos e 39% querem um espaço mais amplo para circulação, fatores que estão ligados ao layout do seu negócio.
E os gestores, além de se preocuparem em vender os melhores produtos e serviços, também devem estar atentos a necessidades do consumidor, como a criação de um espaço acolhedor, melhor distribuição dos produtos e outros detalhes de infraestrutura como o posicionamento de paredes, balcões, caixas, colunas, setores, provadores e outras estruturas, para movimentar o consumidor em todas as zonas do negócio e isso pode ser o fator decisório da compra.
É necessário fazer um estudo de mercado referente ao público-alvo, para conhecer as características e comportamento como: gênero, humor, faixa etária, poder aquisitivo, educação, estilo de vida e consumo. Essas informações são essenciais para definir a linguagem e abordagem, a fim de utilizar uma comunicação mais efetiva com o cliente.
Algumas das etapas para otimizar o layout do seu negócio:
- Vitrine / Fachada – Uma das primeiras formas de ressaltar o olhar do cliente, então modifique constantemente, trabalhe com a iluminação, estações, cores, decorações, harmonize o espaço, mantenha limpa e organizada e por último, mas não menos importante, venda o que você estoca. A ABIESV, diz que 63% acham que a fachada é fundamental para identificar a marca, que 59% identificam se a loja combina com seu gosto por ela e ainda, 50% já sabem se tem produtos de qualidade pela fachada.
- Decoração interna – É essencial que a decoração do ambiente interno seja harmonizada com a fachada e vitrine, portanto, combine quadros, espelhos, cores, mobílias, mas cuidado para não atrapalhar no fluxo dos seus clientes.
- Provadores – É certo, os provadores aumentam a decisão de compra, ou seja, trabalhe com um ambiente clean, bem iluminado, com ganchos e até um banquinho. A ABIESV também aponta que os consumidores costumam usar o provador antes de comprar, respectivamente 74% dos entrevistados.
- Jornada – Faça com que seus clientes caminhem dentro do seu negócio, explorando zonas frias e quentes. Zonas frias são aquelas que possuem pouca movimentação e são áreas que mais ocasionam a baixa liquidez de produtos e as quentes são as de maior circulação. Uma boa dica para balancear essas zonas, é a colocação de alguns produtos que mais vendem no fundo (não escondidos), fazendo com que o consumidor circule e conheça outros produtos. As promoções e o visual merchandising nessas áreas também ajudam.
- Displays interativos – Usar a tecnologia para inovar no varejo é uma ótima opção usando displays interativos. Eles são extremamente eficientes e atraentes ao público pelo fato de permitirem analisar e interagir com dados apresentados de forma dinâmica. Além de que, os displays são comumente usados para objetivos promocionais como divulgação do produto e marca. Gerar propagandas personalizadas para o seu PDV é muito interessante, o AVI extrai informações precisas e assertivas, que possibilita que você possa direcionar ações de marketing de acordo com o perfil do consumidor, analisando humor, gênero, faixa etária e a partir disso, ele transmite, em tela, a informação programada para cada situação.
A aplicação das dicas de layout em seu negócio é capaz de não só aumentar as vendas, mas também de estimularem seus clientes a voltarem e ainda indicarem novos clientes. Os layouts devem buscar o conforto do cliente, e o cliente deve ser o centro das atenções, e fazer com que se sinta bem dentro do local, interagir com o produto e fazer novas descobertas, isso cativa o cliente.