
Novidades para o varejo segundo a NRF 2020.
De 12 a 14 de janeiro de 2020 aconteceu a NRF – Retail ́s Big Show em Nova Iorque, o maior evento de varejo do mundo, onde estiveram presentes 800 empresas que expuseram seus produtos e soluções transformadoras de tecnologia para o varejo, mais de 400 speakers compartilharam experiências, apresentaram cases de sucesso, tecnologia futurista, tendências e conhecimentos, além das oportunidades de networking de alto-nível e de adquirir novos conhecimentos antes e depois do evento. Os palestrantes apresentaram diversas tendências como o aprofundamento das tecnologias e soluções para o investimento na experiência do consumidor. Esse tipo de investimento e estudo são muito importantes para a economia, pois de acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) cerca de 62,5% do PIB mundial de 2018 foi impactado pelo varejo.
Os insights que se destacaram:
A) O uso do Analytics e as inúmeras soluções de análise de dados. Desta forma, o varejista pode entender como aumentar a produtividade do negócio como um todo. A ênfase de Satya Nadella (Microsoft) é que “o varejo é um gerador massivo de dados de comportamento do consumidor,como você pode, através de seus esforços de marketing, converter isso em efetivamente novos canais de publicidade online que podem beneficiar todas as marcas”. O uso de tecnologias e técnicas utilizadas para aprimorar a experiência do cliente designa-se como varejo inteligente, onde Nadella acredita que para integração com o varejo inteligente, as empresas precisam adotar quatro pilares:
- Conhecer seus clientes (usando tecnologias para a captação de dados do perfil e comportamento do consumidor no varejo físico, essas informações contribuem para que seja traçado o perfil das pessoas que procuram por seus produtos e quando voltado para entender às necessidades e expectativas dos clientes e quanto mais rápido acontecer esse entendimento, as empresas conseguem se diferenciar de seus concorrentes);
- Capacitar seus funcionários (Nadella diz que, a sua capacitação pode ocasionar um aumento de 15% nas taxas de conversão e um crescimento de 10% na satisfação do cliente);
- Criar uma cadeia de suprimentos inteligente (principalmente quando se fala em integração entre estoque de varejo online e offline);
- Repensar o varejo (por exemplo no investimento em tecnologias, eliminar atritos dentro do seu PDV, mudança nos canais de atendimento, acabar com barreiras entre o consumidor e a efetivação da compra, aumentando a experiência do cliente).
Você pode assistir a palestra do Satya Nadella (Microsoft) na NRF 2020 clicando aqui.
B) O uso da Inteligência Artificial, do alinhamento entre pessoas e tecnologia e como essas ferramentas devem ser utilizadas para ofertar ao cliente uma experiência única e enriquecedora, e como estão remodelando o varejo.
C) Enfatizaram a experiência do cliente com o relacionamento da marca e seu propósito e a inovação em tecnologias para esses acontecimentos, como a Inteligência Artificial, omnichannel e a IoT.
D) O investimento nos funcionários e na comunicação com os colaboradores para tomadas de decisão, criação de novas estratégias para contribuir na experiência do cliente.
E) A transformação digital centrada no ser humano, criando a colaboração humano-digital, que no passado, os humanos falavam a língua das máquinas (códigos computacionais), no futuro, elas falarão cada vez a mais a nossa (voz em linguagem natural) – quanto mais “digital” se torna o mundo, mais “humanizadas” tendem a ser as máquinas. Acredita-se que cada vez mais o ser humano ocupará de atividades em posições mais estratégicas dentro da empresa.
F) Ganho de produtividade em automação de processos diminuindo a execução de tarefas manuais. As empresas conseguem atender mais pessoas com a mesma ou superior qualidade e eficiência.
A tecnologia que aparentemente era distante, fica cada vez mais próxima das nossas realidades, como varejistas ou consumidores, e vem acompanhada de requintes de simplicidade e genialidade por trás de cada ideia. Vale salientar que o NRF – Retail’s Big Show é um dos mais importantes eventos de varejo a nível mundial e o foco principal foi pensar em como ajudar a empoderar pessoas de modo simples e rápido, e como a tecnologia pode nos ajudar, através da captação de dados de comportamento, tanto na loja física ou online mostrando que cada vez mais a dinâmica do que é feito no varejo vem mudando rapidamente e é preciso ficar de olho nessas mudanças para não ficar para trás.